Você sabe qual é a diferença de vegetarianismo e veganismo?


Provavelmente você conheceu ou já ouviu falar sobre pessoas que praticam dietas vegetarianas ou veganas, essa pratica é uma tendência e dados de 2018 do IBOPE mostram que no país, há 30 milhões de pessoas que se intitulam vegetarianas.


Assuntos sobre veganismo ainda são tímidos, mas a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) calcula que

a estimativa de indivíduos que são adeptos a esse estilo de vida, seja de 7 milhões.


Os motivos que levam uma pessoa a se torna vegetariana ou vegana vão muito além de uma dieta, eles são tocados pela preocupação com exploração e o bem-estar animal, podendo também ser motivados por questões de saúde, gostos pessoais, preocupações com o meio ambiente e posicionamento religioso.


Esses são fortes fatores que podem determinar essa escolha alimentar, mas destaco aqui o pensamento ético, a preocupação com os animais e o impacto global que esse consumo excessivo afeta o meio ambiente e o planeta.


Mas vamos lá, você já parou para pensar ou sabe qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Acredito essa ser uma dúvida de muitos.


Então, apesar das pessoas acharem parecidos, existem diferenças importantes entre vegetarianismo e veganismo, fazendo com que os grupos se diferenciem em algumas ideias. Acredito que a partir dessas informações, você não terá mais dúvida sobre esses conceitos.


Segundo a SVB o Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui os produtos de origem animal, reconhecendo variações de interpretação do termo por causa do dinamismo da linguagem.


Os principais tipos de vegetarianismo são:


(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.

(b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.

(c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.

(d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua

alimentação.


Já o indivíduo que pratica o veganismo além de não consumir nenhum produto de origem animal, luta pelos ideais e estilo de vida em prol dos animais.


O veganismo, segundo definição da Vegan Society, Veganismo é uma filosofia e um modo de viver ou poderíamos chamar apenas de "escolha", pois busca excluir na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo, promovendo o desenvolvimento e uso de alternativas sem o uso animal e com a preservação do meio ambiente.


A título de curiosidade ainda temos a dieta flexitariana, adotada por pessoas que estão diminuindo a ingestão de carne, mas ainda comem, em alguns casos. Devemos também considerar aquele indivíduo que não consome outros tipos de carne, entretanto consome peixe.


Embora as vezes considerados vegetarianos, os flexitarianos comem carne animal, ocasionalmente, portanto, devemos deixar bem claro que eles tecnicamente não se enquadram na definição do vegetarianismo, mas sim estão no processo de transição.


Em resumo a filosofia vegana tem como preceito eliminar quaisquer tipos de maltratos, crueldades e explorações de animais. Atuam na busca para a libertação dos mesmos e acreditam que não devem ser

mortos e nem explorados para atender às necessidades humanas.


Referência


Brasil. Sociedade Vegetariana Brasileira. Disponível em: <https://www.svb.org.br/>.

https://www.vegansociety.com/go-vegan/definition-veganism. Acesso em: 18 jul. 2021.



Como referenciar este post?


AQUINO, João Marcos. Você sabe qual é a diferença de vegetarianismo e veganismo?. Post 69. Nutrição Atenta. 2021.

50 visualizações

Posts recentes

Ver tudo