top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Você sabe o que é cardiopatia hipertensiva?

A cardiopatia hipertensiva é um tipo de cardiopatia que altera a função e a estrutura do coração como consequência da hipertensão arterial, que é popularmente conhecida como “pressão alta”. Ela causa estreitamento, obstrução e entupimento dos vasos, sendo um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Na cardiopatia isquêmica, as artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior, causando o processo denominado aterosclerose. Dessa forma, a alimentação cardioprotetora usada como ferramenta de ações de educação nutricional é uma das maneiras de impedir a evolução dessas cardiopatias.


A alimentação cardioprotetora é uma opção de alimentação inteligente para essa tipo de cardiopatia e é estruturada a partir das densidades de energia, de gordura saturada, de colesterol e de sódio dos alimentos, descrevendo um novo conceito de grupos alimentares que vão de encontro à melhora das doenças cardiovasculares.


Quer saber mais? Acesse o material do Ministério da Saúde em parceria com o Hcor.


Referência


BRASIL, Ministério da Saúde. Hospital do Coração. Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da atenção básica. Brasília, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_cardioprotetora.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.



Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Você sabe o que é cardiopatia hipertensiva?. Post 60. Nutrição Atenta. 2021.


52 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page