top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Você sabia que o bicarbonato de sódio NaHCO é eficaz para redução de pesticidas?



A remoção de resíduos de pesticidas de produtos frescos é importante para reduzir a exposição de pesticidas aos seres humanos. Este estudo investigou a eficácia de agentes de lavagem comerciais e caseiros na remoção de resíduos de pesticidas superficiais e internalizados de maçãs.


Os métodos de mapeamento de dispersão Raman com aprimoramento de superfície (SERS) e dupla espectrometria de massa de cromatografia líquida (LC-MS/MS) foram usados para determinar a eficácia de diferentes agentes de lavagem na remoção de resíduos de pesticidas.


Os resíduos de pesticidas na superfície foram removidos com mais eficácia pelo bicarbonato de sódio (NaHCO) em comparação com a água da torneira ou o alvejante Clorox. Usando uma solução de 10 mg/mL de NaHCO foram necessários 12 e 15 minutos para remover completamente os resíduos de superfície de tiabendazol ou fosmete, respectivamente, após 24 horas de exposição a esses pesticidas, que foram aplicados em uma concentração de 125 ng/cm.


Os resultados de LC-MS/MS mostraram, no entanto, que 20% do tiabendazol e 4,4% do fosmete aplicados haviam penetrado nas maçãs após 24 horas de exposição. O tiabendazol, um pesticida sistêmico, penetrou quatro vezes mais profundamente na casca da maçã do que o fosmete, um pesticida não sistêmico, o que resultou em mais resíduos de tiabendazol no interior das maçãs, que não puderam ser lavados com a solução de lavagem com NaHCO.


Quer ler a reportagem original?



Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Você sabia que o bicarbonato de sódio NaHCO é eficaz para redução de pesticidas?. Post 464. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista

22 visualizações
bottom of page