top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Ácidos graxos ômega-3 na obesidade e síndrome metabólica: uma atualização mecanicista

Atualizado: 7 de mar. de 2022


Os lipídios são macronutrientes essenciais na dieta humana. O tipo e a proporção de ácidos graxos consumidos afetam a saúde e a fisiologia de todo o corpo. A pesquisa mostrou que os ácidos graxos saturados (SFAs) são prejudiciais à saúde, enquanto os ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) e poliinsaturados (PUFAs) oferecem benefícios à saúde. Na dieta, peixes gordurosos e óleo de peixe ricos em PUFAs ômega-3 (n-3), como ácido eicosapentaenóico (EPA) ou ácido docosahexaenóico (DHA), demonstraram propriedades cardioprotetoras, anti-inflamatórias e hipotrigliceridêmicas.


O ácido graxo ômega 3 está associado com a prevenção ou a redução da gravidade de uma multiplicidade de doenças, desde as metabólicas como as cardíacas, diabetes e doença renal, até as neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer e doenças inflamatórias, incluindo osteoartrite. O ômega 3 age atenuando no desenvolvimento da aterosclerose ou placas arteriais, através da redução de concentrações de moléculas sinalizadoras de inflamação.


Embora a perda de peso por meio da modificação do estilo de vida seja o tratamento primário no manejo da obesidade e suas morbidades, a adesão é difícil. Tratamentos adjuntos para o controle da obesidade incluem medicamentos, cirurgia e suplementos dietéticos. Portanto, os ácidos graxos EPA e DHA podem ser um importante adjuvante no controle da obesidade, juntamente com a modificação do estilo de vida e a farmacoterapia.


Referencias:


SanGiovanni JP, Berkey CS, Dwyer JT, Colditz GA. Dietary essential fatty acids, long-chain polyunsaturated fatty acids, and visual resolution acuity in healthy fullterm infants: a systematic review. Early Hum Dev. 2000; 57(3):165-88.


Williard DE, Nwankwo JO, Kaduce TL, Harmon SD. Identification of a fatty acid delta 6-dessaturase deficiency in human skin fibroblasts. J Lipid Res. 2001; 42(4):501-8.


Como referenciar este post?


ARCANJO, Lucas. Consumo de proteínas para hipertrofia em pratricantes de musculação. Post 231 Nutrição Atenta. 2021.

Instagram: @nutricionistalucasarcanjo

21 visualizações
bottom of page