A nova proposta da pirâmide alimentar segundo Sônia Tucunduva Phillipi
A nova edição do livro, apresenta o conceito do Metaverso da Pirâmide de Alimentos, o qual discorre sobre cada um dos grupos alimentares e as recomendações nutricionais atualizadas, de acordo com as novas diretrizes e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre consumo de gordura e carboidratos.
NUTRIÇÃO
Patricia Cintra
9/14/20251 min read


Atualizada, de acordo com as novas diretrizes e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre consumo de gordura e carboidratos. Segundo a autora, o destaque fica para o grupo das frutas, legumes e hortaliças, que passa a ser a base da pirâmide alimentar no lugar dos cereais.
“É uma forma de despertarmos a curiosidade das pessoas para que esse conteúdo seja lido, absorvido e utilizado, porque temos um trabalho árduo de mudar comportamento. Essa mudança só pode ocorrer se o conteúdo for absorvido e o conhecimento incorporado ao comportamento alimentar”, explica.
A Coleção Guias de Nutrição e Alimentação propõe a inversão da base da pirâmide alimentar de cereais para o consumo de frutas, legumes e verduras, na 4ª edição do livro Pirâmide dos Alimentos: Fundamentos Básicos da Nutrição. Sonia Tucunduva Philippi, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, autora e coordenadora da coleção, explica os motivos dessa inversão na hierarquia dos grupos alimentares e sua aplicação no cotidiano da população.
Referência bibliográfica
JORNAL DA USP. Especialista propõe mudança na base alimentar. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/especialista-propoe-mudanca-na-base-alimentar/. Acesso em: 26 agosto 2024.
Nutrição
Descubra as últimas notícias sobre nutrição.
Blog
Contato
nutricaoatenta@gmail.com
(67) 981562606
© 2025. All rights reserved.