Mudanças robustas nas diretrizes curriculares do curso de nutrição

As mudanças recentes nas DCNs da Nutrição foram homologadas em agosto de 2025 pelo Ministério da Educação, resultando num curso de graduação com carga horária mínima de 4.000 horas (5 anos), com foco na formação baseada em competências, que inclui a abordagem do direito humano à alimentação adequada, sustentabilidade e diversidade.

NUTRIÇÃO

Patricia Cintra

9/19/20251 min read

two gray pencils on yellow surface
two gray pencils on yellow surface

Foram estabelecidos três estágios obrigatórios presenciais em áreas centrais (clínica, saúde coletiva, alimentação coletiva), com carga de, no mínimo, 200 horas cada.

Principais alterações:

  • Duração e Carga Horária:

    O curso agora exige no mínimo 4.000 horas de formação, o que corresponde a um período de 5 anos, exclusivamente presencial.

  • Formação Baseada em Competências:

    A formação será estruturada em competências cognitivas, procedimentais e atitudinais, promovendo uma integração entre teoria, prática e ética.

  • Áreas de Atuação e Competências:

    O profissional deverá atuar em diversos campos, como nutrição clínica, saúde coletiva, alimentação coletiva, indústria, pesquisa, e áreas emergentes.

  • Estágios Obrigatórios:

    Foram definidos três estágios obrigatórios e presenciais, com um mínimo de 200 horas para cada um: Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva e Nutrição em Alimentação Coletiva.

  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

    O TCC passa a ser obrigatoriamente individual, podendo ser desenvolvido na forma de relatório de pesquisa, monografia, artigo, produto tecnológico ou software.

  • Atividades Complementares:

    As atividades complementares serão focadas em inovação e interdisciplinaridade, e as instituições deverão garantir que esses conhecimentos sejam valorizados.

  • Formação em Diversidade:

    As novas diretrizes darão ênfase à formação crítica, humanista e sustentável, com foco no direito humano à alimentação adequada e no respeito à diversidade (cultural, étnico-racial, de gênero e social).

Implantação:

  • A implementação das novas DCNs nas instituições de ensino superior (IES) é obrigatória e deverá ocorrer de forma gradual, com um prazo máximo de dois anos a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União.

Referência bibliográfica

CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO. Ministério da educação homologa novas diretrizes curriculares nacionais da graduação em nutrição. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/ministro-da-educacao-homologa-novas-diretrizes-curriculares-nacionais-da-graduacao-em-nutricao/. Acesso em: 19 set. 2025.