Será que os carboidratos são realmente os vilões?

Muitas pessoas acreditam que para poder emagrecer precisam apenas retirar o arroz, macarrão ou o pão de suas dietas, mas será que para alcançar o emagrecimento é só isso mesmo?

NUTRIÇÃO

Marcus Vinícius Taveira de Castro

9/23/20251 min read

brown bread on brown wicker basket
brown bread on brown wicker basket

Primeiramente a perda de peso e principalmente de gordura ocorre a partir de um déficit calórico, que seria basicamente consumir menos energia que o nosso corpo gasta, assim conseguimos estimular essa quebra de gorduras da melhor maneira possível. Com essa informação podemos observar que para obtermos essa perda de peso depende exclusivamente do déficit calórico e não a ausência de carboidratos, dietas muito restritivas devido ao corte desse macronutriente podem levar a perda rápida de líquidos e glicogênio, dando aquela falsa impressão de emagrecimento.

Acima de tudo os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso cérebro, músculos e atividades do dia a dia, eles são importantes para manter nossa disposição durante o dia, para a nossa função cognitiva e além disso ajudam a manter adesão ao planejamento alimentar. De acordo com as diretrizes da OMS (2023) o carboidrato deve fazer parte da sua dieta, porém devem ser provenientes de fontes integrais, vegetais, frutas e leguminosas.

Portanto o que realmente importa é reduzir o consumo de ultraprocessados e açúcar refinado e preferir fontes com qualidade nutricional.

CARBOIDRATOS NÃO SÃO INIMIGOS, e sim o excesso calórico que é responsável pelo ganho de peso. O segredo não está em cortar, mas em aprender a escolher os melhores para o corpo e para a saúde.

Referências bibliográficas

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guideline on carbohydrate intake. Geneva: WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240073593.

Bravata DM, et al. Efficacy and safety of low-carbohydrate diets: a systematic review. JAMA. 2003.

Gardner CD, et al. Effect of Low-Fat vs Low-Carbohydrate Diet on 12-Month Weight Loss in Overweight Adults (DIETFITS). JAMA. 2018.