A jaca é uma fruta muito nutritiva, sendo uma excelente opção para substituição vegana da carne de frango em receitas tradicionais. O nome ¨Carne¨ é uma referência à aparência e a textura do prato que é muito semelhante à de uma carne desfiada.
No entanto, muitos veganos e vegetarianos não gostam de fazer essa associação. Assim, preferem chamar a receita de jaca desfiada, ela é rica em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, além da presença dos minerais ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Também tem boa quantidade de ribolflavina e niacina, vitaminas do complexo B e ótimos antioxidantes..
Alguns benefícios da fruta são:
- Combate ao envelhecimento precoce;
- Prevenção de doenças cardíacas;
- Melhora na regulação intestinal;
- Prevenção da anemia;
- Proteção dos ossos e combate do envelhecimento celular;
- Melhora da imunidade.
A fruta é originária da Ásia e pode ser servida em pratos salgados quando verde e não é adocicado, por isso a sua substituição pela carne de frango é bem aceita.
Por não possuir gosto, ela vai bem com qualquer tempero adicionado. Sua textura torna-se semelhante à do frango, mas obviamente o gosto não, o que a fez popular entre os veganos e vegetarianos.
A jaca é uma ótima opção para receitas como bobó, recheios de tortas, salgados em geral como pastéis, coxinhas, esfirras, empadas, fricassê, e o que mais a imaginação quiser. Ela permite que veganos e vegetarianos a explorem de várias maneiras, utilizando para substituir recheios de vários pratos já conhecidos.
Como referenciar este post?
AQUINO, João Marcos. Curiosidades sobre a jaca. Post 99. Nutrição Atenta. 2021.
Comments