top of page
  • Foto do escritorMarina Brunharo

Desperdício de Alimentos

Atualizado: 10 de fev. de 2023


Que atire a primeira pedra quem nunca encontrou alimentos vencidos ou estragados na despensa ou na geladeira.


As causas do desperdício de alimentos são diversas, como relata o livro "Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios" organizado pela UFRGS e disponível para download no site da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.


O desperdício de alimentos gera sérios prejuízos sociais, ambientais e econômicos. É responsabilidade não só do Estado, mas também de cada um de nós.


Uma maneira de evitar o desperdício de alimentos é a organização da despensa, ou do estoque, no caso de serviços de alimentação.


A escolha dos fornecedores e dos fabricantes dos produtos é a primeira coisa com que se preocupar. Devemos nos certificar de que o alimento é de boa procedência, tendo sido preparado com higiene e segurança. Também é importante garantir a integridade das embalagens. Se estiverem estufadas, amassadas ou rasgadas podem significar que a segurança do alimento foi comprometida.


Após abertas as embalagens originais dos produtos, é importante descartar as latas e pacotes e armazenar os alimentos de forma segura em novos recipientes.


Uma ótima opção é utilizar potes transparentes, com boa vedação, identificados com o nome do alimento e a data de vencimento.

Alimentos fechados, devem ser armazenados de acordo com sua data de vencimento. Deixe sempre o que vence antes em frente ao que tem maior validade. Esse é o princípio do método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).


A organização da despensa facilita também na hora de fazer a lista de compras, evitando que se adquira alimentos que já estão em estoque e que podem acabar no lixo.


Outra forma de evitar que os alimentos estraguem é fazer um planejamento das refeições da semana. Desta forma você compra apenas o que pretende consumir.


Envolva todos os moradores da casa na escolha dos alimentos, assim a responsabilidade fica compartilhada e há melhor aceitação.


Referências


"Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios disponível em https://alimentacaosaudavel.org.br/biblioteca/desperdicio-de-alimentos-velhos-habitos-novos-desafios/11142/ 28/10/2022, Biblioteca Pesquisas - Saberes Alimentares.


Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Desperdício de Alimentos. Post 402. Nutrição Atenta. 2023

Instagram: @nutrimarinabrunharo



11 visualizações
bottom of page