top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Diferença entre descritores e palavras-chave


Antes de iniciar a pesquisa propriamente dita, é imprescindível formular uma estratégia para ela. Para Lopes (2002), estratégia de busca pode ser definida como uma técnica ou conjunto de regras para tornar possível o encontro entre uma pergunta formulada e a informação armazenada em uma base de dados.


Um dos primeiros passos é eleger as palavras-chave e descritores. Quando alguém quer encontrar informações sobre algum assunto/tema, insere palavras-chave ou descritores em uma ferramenta de busca (caixa de busca), e recebe em resposta uma lista com os conteúdos ordenados.


Então qual seria a diferença entre palavras-chave e descritores?


• Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos.


• Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.


Para uma palavra-chave tornar-se um descritor ela tem que passar por um rígido controle de sinônimos, significado e importância na árvore de um determinado assunto. Já os descritores são organizados em estruturas hierárquicas, facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo.


Referências bibliográficas


AMARAL, João Joaquim Freitas do; SOUZA, Maria Naires Alves de. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA A ÁREA DA SAÚDE. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/58544/1/2021_liv_jjfamaral.pdf. Acesso em: 9 nov. 2023.


BRANDAUL, Ricardo; MONTEIROLL, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Braz. J. Cardiovasc. Surg. 20 (1) Mar 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/YjJ9Hw34dfDTJNcTKMFnKVC/?lang=pt#:~:text=Para%20uma%20palavra%2Dchave%20tornar,a%20posterior%20recupera%C3%A7%C3%A3o%20do%20artigo. Acesso em: 9 nov. 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Diferença entre descritores e palavras-chave. Post 560. Nutrição Atenta. 2023.

356 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page