top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Inflação x alimentos


Todas as faixas de renda do país registraram alta na inflação no último mês de dezembro, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 12 de janeiro.

.

Em termos absolutos, a faixa de renda mais baixa teve maior aumento entre os grupos, a 0,71%, enquanto a faixa de maior renda registrou o menor aumento, a 0,5%.





A alta de preços no mês passado foi puxada por dois grupos: Saúde e Cuidados Pessoais e Alimentos e Bebidas. No primeiro segmento, o foco de pressão para classes de renda mais baixa foi o aumento de 3,7% em produtos de higiene pessoal, enquanto, para as famílias de renda mais alta, pesou o reajuste de 1,2% dos planos de saúde.


Quanto ao grupo de alimentos e bebidas, altas dos cereais (4,5%), dos tubérculos (5,7%) e dos farináceos (1,4%) geraram um forte impacto sobre a inflação em dezembro, sobretudo para faixas de renda mais baixa, mesmo diante da deflação de leite e derivados (-1,7%) e frutas (-1,6%).


Para famílias de renda alta, pesou também o grupo Despesas Pessoais, repercutindo os reajustes de 0,8% dos bens e serviços de recreação.


No acumulado do ano, a inflação de todas as faixas analisadas pelo Ipea desacelerou em relação ao observado no mesmo período de 2021. Segundo a pesquisa, as famílias de renda média-baixa apresentaram a menor alta inflacionária (5,59%), enquanto as de renda alta tiveram a maior alta no período (6,83%).


 

Reflexão


Para a maioria dos brasileiros ainda está muito difícil colocar comida na mesa. Segue aqui algumas estratégias de consumo inteligente:


  1. Compre horti-frutis em promoção e que estejam na estação.

  2. 'É possível comprar horti-frutis mais baratos que estejam um pouquinho danificados, mas próprios para consumo.

  3. Tenha sempre na geladeira: ovo, pois é versátil, muito mais barato que carne e com o mesmo desempenho nutricional, prático e rápido de fazer.

  4. Tenha sempre no armário: farinha e leguminosas como ervilha, lentilha, grão de bico. É possível fazer tortas deliciosas com esses grãos.

  5. Tenha sempre no armário amendoim, pois trata-se de uma leguminosa nutritiva, calórica com preço acessível e é possível utilizar em preparações salgadas e doces.


Referência


CNN BRASIL .Inflação subiu para todas as faixas de renda em dezembro. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/inflacao-subiu-para-todas-as-faixas-de-renda-em-dezembro-aponta-ipea/. Acesso em: 12 janeiro. 2023.


Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Inflação x alimentos. Post 387. Nutrição Atenta. 2023.






5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page