Pensando em me tornar Vegetariano e AGORA?

Atualizado: 23 de dez. de 2021


Mais antes de começar nossa conversa me diz ai qual seu tipo de vegetariano? Seria o ovolactovegetariano que são as pessoas que ingerem ovos, leite e derivados ou lactovegetariano que está na turma que corta também os ovos da alimentação, mas inclui leite e derivados. Ou talvez seja ovovegetariano, que é o contrário, apenas ovos entram na dieta, leite e derivados não. Ou você está mais além e já se considera vegetariano estrito, que são aquelas pessoas que abrem mão de todo e qualquer tipo de produto de origem animal em sua alimentação?


Há algum tempo atrás era difícil conhecer um vegetariano, hoje é fácil encontrar pessoas que decidiram abrir mão de uma alimentação com carne, seja pela causa animal, saúde, meio ambiente ou questões religiosas. O que não podemos ignorar é que houve um grande crescimento deste público.


E se você está em transição ou pensando em adotar essa rotina alimentar, mas não sabe por onde começar, fica tranquilo, pois vou te dar algumas dicas que vão te ajudar nesta transição.


É muito comum ouvir relatos de vegetarianos que iniciaram sua transição através do movimento Segunda Sem Carne, em que a pessoa escolhe um dia da semana para ser vegetariana e a partir disto a pessoa aumenta o número de dias sem carne e, quando se dá conta, tornou-se vegetariano. Há pessoas que começam retirando primeiro a carne vermelha, depois frango e por último peixe. Quando já são vegetarianos, decidem se desejam ou não avançar para o vegetarianismo estrito. Cada pessoa tem seu tempo, o mais importante é ter uma alimentação variada e acompanhamento para adequar as necessidades nutricionais.


Então vamos lá, o vegetarianismo é uma mudança significativa no estilo de vida e em sua alimentação e requer determinação e compromisso contínuos. Por isso o primeiro ponto que destaco é que não existe uma regra clara para quem decidiu se tornar vegetariano, porém para você ter sucesso na sua escolha, é muito importante que esteja muito claro o porquê quer se tornar vegetariano, antes de fazer a transição. Tenha seu objetivo bem formado, para que sempre que você sentir que vai vacilar, possa se apegar ao seu propósito, e com isso ver que junto com as mudanças na alimentação se inicia uma sensação de gentiliza, com nós mesmos, os animais e com o planeta. Mas não se desespere, a disposição para mudar e a atitude positiva tornam isso mais fácil no início e então a longo prazo, os benefícios que você colhe vão mantê-lo cada vez mais motivado.


Para esse processo ser fácil e prazeroso, segue algumas dicas que com certeza vão te ajudar na sua transição:


- Encontre sua motivação e se prepare;

- Entenda suas dificuldades e mantenha-se positivo;

- Busque informação e conhecimento sobre o assunto,

- Comece a cozinhar e busque receitas simples e, coma o suficiente;

- Procure um médico e faça um check-up de saúde antes de se tornar vegetariano, e faça acompanhamento sempre;

- Consulte um nutricionista, para que você tenha uma alimentação balanceada e com os nutrientes necessários. Afinal, você não quer colocar tudo a perder com uma deficiência nutricional causada por uma alimentação inadequada.


Tornar-se vegetariano é fazer o bem em cada escolha, mas prepare-se para conviver com questionamentos sobre suas escolhas e até mesmo, para ouvir críticas. Muitas pessoas ainda não conseguem compreender os seus motivos, e tudo bem. Manter o respeito ainda é a melhor maneira de conviver neste mundo.


Agora, se você acha que vai sentir muita falta da carne,? calma, talvez seja o momento de você rever se você quer mesmo ser vegetariano ou não. Afinal, cortar esse alimento do cardápio não deve ser algo sacrificante, e sim prazeroso. Se você está realmente decidido a se tornar vegetariano, precisa dar uma chance ao novo. Permita-se experimentar novos alimentos, novos sabores e diferentes formas de preparo. Esteja aberto, aventure-se na cozinha e, principalmente, saiba o que te motiva a ter uma alimentação vegetariana.


Boa sorte na sua transição e conte comigo nesta linda e saudável escolha.


Como referenciar este post?


AQUINO, João Marcos. Pensando em me tornar Vegetariano e AGORA?. Post 203. Nutrição Atenta. 2021.

Instagram: @marcos_fitnutri


76 visualizações

Posts recentes

Ver tudo