Receita vegana: salteado de tofu com legumes

O TOFU

Ele é resultado de um processo em que o leite de soja é comprimido, reduzido, fervido e depois peneirado é por isso que o tofu também é conhecido por queijo de soja.


O tofu tem uma textura firme parecida com a do queijo fresco, sabor delicado e apresenta-se sob a forma de um bloco branco.


Em termos nutricionais, contém baixo teor de gordura saturada, sem colesterol e um bom teor de proteínas, 6,55 g em 100 g (Li et al., 2013; GRIZOTTO et al., 2010; TBCA, 2020). A Soja (Glycine max) é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja, considerada alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e benefícios para a saúde. É rica em proteínas, contém isoflavonas, saponinas, fitatos, inibidores de protease, fitosteróis, peptídeos com baixo peso molecular, oligossacarídeos e ácidos graxos poli-insaturados, que auxiliam na redução de riscos de doenças crônicas e degenerativas.


É o único vegetal que contém uma proteína completa com qualidade equivalente à albumina do ovo (proteína conhecida como padrão ouro, dentro da escala de classificação) podendo ser empregada como fonte única de proteínas, tanto a curto, como em longo prazo.


As fibras solúveis de soja são efetivas no controle do diabetes tipo II e na redução dos níveis sanguíneos de LDL colesterol. “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".


O tofu é um alimento destituído de qualquer sabor, no entanto, absorve bem qualquer tempero. Ele pode ser comido cru ou preparado, grelhado, assado, cozido, marinado, refogado, frito, cozido, utilizado em saladas, em sopas ou molhos e até mesmo cozido a vapor. É só colocar em prática sua criatividade, pois ele tem um sabor suave e por isso é muito utilizado em receitas relativamente simples assim como nessa maravilhosa receita de Salteado de Tofu.


A RECEITA


Ingredientes:


- 400 gramas tofu firme e drenado

- 1 abobrinha pequena

- 1 pimentão amarelo pequeno

- 1 pimentão vermelho pequeno

- 1/2 cebola média

- 2 dentes de alho

- 2 colheres de sopa molho shoyu

- 1 colher de sopa de páprica defumada picante

- 1 colher de sopa mix de temperos, (a seu gosto)

- 2 colheres de sopa óleo vegetal ou azeite de oliva

- Cheiro verde (opcional)

- Sal a gosto

Modo de Preparo


1. Primeiramente, vamos drenar o tofu. Ele geralmente vem numa embalagem com líquido que vai ser descartado. Com a ajuda de um papel toalha, pressione levemente pra retirar o excesso de água que fica nele. Fatie e corte em pequenos retângulos. Reserve.


2. Higienize os legumes a abobrinha, cenoura, chuchu e os pimentões. Depois, fatie em cubo e pique a cebola


3. Em uma frigideira grande, refogue a cebola e o alho com 1 colher de sopa de óleo ou azeite, sem deixar queimar. Depois, acrescente os legumes (abobrinha, a cenoura e o chuchu). Refogue por 5 minutos em fogo médio.


4. Em outra frigideira, vamos fritar o tofu e os pimentões. Aqui, usei 1 colher de sopa de óleo gergelim, mas você pode usar o de sua preferência. Quando começarem a dourar, acrescente a páprica picante, mix de temperos e o shoyu. Quando estiver bem douradinho, junte ao refogado de legumes e cozinhe por 3 minutos. Se necessário, acrescente 1 colher de sopa de água pra não deixar queimar.



Análise sensorial

Como o tofu tem um sabor neutro, ele absorve facilmente o sabor dos temperos, sendo acentuado pelos legumes e pimentões tornando-o mais apetitoso. Além de ficar um prato nutritivo e saboroso, apresenta um colorido muito bonito, do tipo que se come com os olhos.


BOM APETITE...



Segue uma dica para melhor Armazenamento do Tofu


Por ser um alimento fresco e sem conservantes, o tofu tem uma validade bastante curta, cerca de 5 dias. Sempre retire o tofu da embalagem e coloque-o dentro de um recipiente com tampa. Cubra com água e guarde o tofu, assim, imerso, por até uma semana. O tofu pode ser congelado e, assim, ter sua validade estendida para até 6 meses.



Referências:


GRIZOTTO, RK et al. Avaliação da qualidade de um biscoito doce moldado enriquecido com farinha de okara. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 30, p. 270-275, 2010. Suplemento 1.


Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em: 20 set. 2021.


TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS (TBCA). Tabelas Complementares - Perfil de carboidratos. Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.0. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em: 27 set. 2021.


Como referenciar este post?


AQUINO, João Marcos. Receita vegana: salteado de tofu com legumes. Post 135. Nutrição Atenta. 2021.


70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo