Saiba o que comer após tratamento com antibióticos


Ao realizar um tratamento com antibióticos, alguns efeitos colaterais podem ser observados, especialmente no sistema digestivo. Isso acontece porque a medicação pode perturbar o equilíbrio das boas bactérias que fazem parte do microbioma (conjunto de micróbios que compõem o organismo humano e exercem papel importante).


O nosso intestino, por exemplo abriga milhões destas bactérias, que mantém o bom funcionamento do intestino e contribuem com nosso sistema imunológico, entretanto durante a ingestão de antibióticos essas bactérias também são afetadas, acarretando como efeito colateral diarreia, inchado abdominal e falta de apetite, além disso é de extrema importância que essas boas bactérias sejam recolonizadas após a medicação e alguns alimentos podem ajudar.


- Probióticos e prébióticos


Os probióticos são as bactérias que podem ser ingeridas contribuindo para o equilíbrio da microbiota e ajudando na diarreia, causada pelo antibiótico, mas estes devem ser administrados após o ciclo da medicação.


Pré bióticos são alimentos que ajudam na proliferação das boas bactérias, eles servem de alimentos para elas. Quando estes alimentos são consumidos antes e depois do antibiótico o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra e cereais.


- Alimentos Fermentados


São boas fontes de bactérias benéficas. Entre os produtos mais comum estão: iogurte, alguns queijos, picles frescos além da culinária oriental como missô.


A ajuda de um profissional nutricionista pode ser fundamental na recolonização destas boas bactérias.


Referências:


OLIVEIRA, A.M.; SILVA, F. M. Dietoterapia nas Doenças do adulto. 1° ed. – Rio de Janeiro: Rubo, 2018


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Saiba o que comer após tratamento com antibióticos. Post 268. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely

10 visualizações