top of page
  • Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Você sabe a diferença entre o projeto de pesquisa e o artigo científico?

Atualizado: 4 de ago. de 2021

O primeiro trata-se de um gênero textual referente à uma proposta de pesquisa, assim o pesquisador deve levar em conta:

  1. porque vale a pena realizar sua pesquisa,

  2. quais são as principais perguntas que movem seu estudo,

  3. e a partir de qual fundamentação teórica e metodológica conduzirá o estudo em pauta.

Além disso, o desenvolvimento de um projeto de pesquisa deve ser pensado no sentido de produzir algum conhecimento novo, ou seja, que o material traga alguma contribuição relevante para a área de atuação.


O Projeto de pesquisa compreende toda a etapa de planejamento que se pretende seguir durante a pesquisa, e é descrito por GIL (2018) como o documento que deve:


Especificar os objetivos da pesquisa, apresentar a justificativa de sua realização, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e análise de dados. Deve, ainda, esclarecer acerca do cronograma a ser seguido no desenvolvimento da pesquisa e proporcionar a indicação dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários para assegurar o êxito da pesquisa.


O artigo científico é COMO você vai expor os resultados da sua proposta inicial de trabalho, ou seja, a proposta de pesquisa. As normas do artigo variam dependendo da revista escolhida. Segundo a ABNT (NBR 6022, 2018), uma definição para o artigo científico é a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.


Referências


ABNT NBR. 6023: 2018. Informação e documentação — Referências —Elaboração. Segunda edição. 68 páginas. Disponível em:https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=395357. Acesso em: 3 ago. 2021.


Artigo científico x projeto de pesquisa. Disponível em: https://producaoacademicaonline.wordpress.com/2018/03/26/artigo-cientifico-x-projeto-de-pesquisa/. Acesso em: 3 ago. 2021.


GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.



Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Você sabe a diferença entre o projeto de pesquisa e o artigo científico?. Post 92. Nutrição Atenta. 2021.

1.890 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page