top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Afinal o que faz o nutricionista de UTI?


Recentemente fomos surpreendidos - nós nutricionistas – pela portaria GM/MS Nº 2.862, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 que excluiu o nutricionista como membro da equipe mínima nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI). E que surpresa! Afinal, a prescrição da dietoterapia é atividade privativa do nutricionista, segundo a RESOLUÇÃO CFN Nº 663, DE 28 DE AGOSTO DE 2020.


Popularmente, o nutricionista é conhecido pela atividade de prescrever dietas com a finalidade de emagrecimento, mas muito além disso, o nutricionista é o profissional que através dos alimentos promove saúde. Em uma UTI os pacientes são caracterizados por condições graves de alto risco clínico ou cirúrgico, que necessitam de cuidados intensivos ininterruptos, além de assistência médica, fisioterapêutica e de enfermagem, com monitoramento 24h por dia.


Logo, esse paciente em condição grave, precisa de uma nutrição extremamente adequada para que junto com o tratamento possa se recuperar dessa condição.


Sendo assim, o nutricionista exerce um papel muito importante, realizando avaliação nutricional a beira leito e prescrevendo uma dieta individualizada conforme a condição patológica do indivíduo. Além disso, alguns pacientes não conseguem ou não podem se alimentar por via oral, então prescrever a dieta enteral adequada e que supra as necessidades do paciente é função do nutricionista.


Diante disso, um estudo realizado nas UTIs dos Estados Unidos teve como objetivo investigar a prevalência da consulta nutricional em unidades de terapia intensiva e examinar sua associação com os resultados dos pacientes. Os autores puderam verificar que os pacientes que receberam consulta nutricional tiveram uma taxa significativamente menor de mortalidade intra-hospitalar significativamente mais baixas de intubação, insuficiência pulmonar, pneumonia e sangramento gastrointestinal.


Os resultados obtidos através do estudo acima ressaltam a significativa contribuição do atendimento nutricional nas UTIs, não apenas para a recuperação do paciente, mas também para a redução da morbidade e mortalidade. Portanto, é fundamental reconhecer e valorizar o papel do nutricionista como parte integrante da equipe multidisciplinar de cuidados intensivos, garantindo assim a melhor qualidade de vida e prognóstico para os pacientes.

 

Fonte:

Tignanelli et al. Utilization of Intensive Care Unit Nutrition Consultation Is Associated With ReducedMortality. JPEN J Parenter Enteral Nutr. v.44, n. 2, p. 213–219, 2020.


Como referenciar este post?

MACHIAVELLI, Sabrina Kaely. Afinal, o que faz o nutricionista de UTI?Post 615. Nutrição Atenta. 2024.

Instagram: @nutricionistasabrina

 

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page