top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Bicarbonato de sódio em alimentos


O bicarbonato de sódio é um composto químico extremamente versátil que está presente em alimentos, bebidas gaseificadas, medicamentos, produtos químicos, produtos de limpeza e muitos outros.


Algumas das funções do Bicarbonato de sódio:


Na produção de alimentos, funciona como um agente fermentador, que faz o pão ou bolo crescer ao converter os açúcares fermentáveis presentes na massa enquanto são assados.


Em refrigerantes e bebidas gaseificadas ele é responsável por controlar o nível de acidez e remover o odor dos componentes químicos.


A indústria farmacêutica utiliza o bicarbonato de sódio na produção de diversos medicamentos. Um muito famoso é o antiácido, que age no controle de acidez estomacal, o famoso sal de fruta.

Além das funções acima citadas, pode ser utilizado para fazer limpeza em geral.


Ele pode dar aquela força na hora de clarear o azulejo, remover a gordura dos ralos, equipamentos e maquinários, dar brilho em aço inox, remover manchas das roupas e o mau odor dos alimentos da geladeira.

 

Limpador de uso geral: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de suco de limão ou vinagre, 1 colher de sopa de detergente e 300ml de água fria ou quente. Misture tudo e faça o manuseio utilizando luvas para evitar reações indesejadas.

 

Benefícios: 

Livre de glúten.

Neutraliza a acidez estomacal.  

Possui ação antibacteriana e antifúngica.

Possui ação fermentadora.

 

Como usar: pode ser utilizado como agente fermentador, para controlar a acidez de alguns alimentos, na produção de cosméticos, para clarear tecidos ou como preferir.


Referência


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Bicarbonato de sódio em alimentos. Post 608. Mutrição Atenta. 2024.

Instagram: @cintra.nutricionista


26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page