Custo da qualidade




O esforço da empresa para promover e controlar a conformidade do produto ou serviço às especificações estabelecidas é denominado usualmente de custos da Qualidade cujos alguns exemplos são: inspeções, controle de processo, treinamento, implantação (ato de implantar) implementação (execução) e acompanhamento de sistemas da Qualidade, entre outros.


Por outro lado, um certo número de falhas (não-conformidades) no produto ou serviço, são denominados custos da não-conformidade e alguns exemplos são: perdas de horas trabalhadas, perdas de matérias-primas para refazer produtos, custos adicionais decorrentes do fornecimento de produtos ou serviços imperfeitos ao cliente (insatisfação, descrédito, devoluções, encargos contratuais) e assim por diante.


Exemplos de custos relacionados à Qualidade


Portanto, os custos da Qualidade serão resultantes da soma dos custos da conformidade mais os custos da não-conformidade. À medida que os custos da conformidade aumentam, os custos da não-conformidade diminuem pela eliminação de falhas e desperdício.


Referência

CINTRA, Patricia. Qualidade e redução de custos em alimentos. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Custo da qualidade. Post 255. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @cintra.nutricionista.


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo