top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Entenda os tipos diferentes de açúcares

Atualizado: 4 de set. de 2023

Quem é nutricionista sabe bem as diferenças entre os tipos diferentes de açúcares, mas vale lembrar que todos, exceto os edulcorante (popularmente conhecidos como adoçantes) apresentam 4kcal/g. O que muda então?


  1. Classificação nutricional.

  2. Processamento industrial.

  3. Fonte vegetal.

Vamos verificar alguns conceitos importantes:

Carboidratos totais por diferença (CHO TOTAL): os carboidratos totais são aqueles contidos nos alimentos e são calculados por diferença (100g - gramas totais de umidade, proteína, lipídeos e cinzas). Inclui a fração fibra alimentar.


Carboidratos "disponíveis" (por diferença): Carboidratos metabolizáveis calculados por diferença. Exclui a fração fibra alimentar (100g - gramas totais de umidade, proteína, lipídeos, cinzas e fibra alimentar).


Açúcares totais: açúcares totais: todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes no alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano, excluindo os polióis;


Açúcares adicionados: todos os monossacarídeos e dissacarídeos adicionados durante o processamento do alimento, incluindo as frações de monossacarídeos e dissacarídeos oriundos da adição dos ingredientes açúcar de cana, açúcar de beterraba, açúcares de outras fontes, mel, melaço, melado, rapadura, caldo de cana, extrato de malte, sacarose, glicose, frutose, lactose, dextrose, açúcar invertido, xaropes, maltodextrinas, outros carboidratos hidrolisados e ingredientes com adição de qualquer um dos ingredientes anteriores, com exceção dos poliois, dos açúcares adicionados consumidos pela fermentação ou pelo escurecimento não enzimático e dos açúcares naturalmente presentes nos leites e derivados e dos açúcares naturalmente presentes nos vegetais, incluindo as frutas, inteiros, em pedaços, em pó, desidratados, em polpas, em purês, em sucos integrais, em sucos reconstituídos e em sucos concentrados.


Gostou do post?


Curta, comente, compartilhe.


Referências:


BRASIL, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 429, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Brasília, 2020. Publicada no DOU nº 195, de 9 de outubro de 2020.


Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.intranet.fcf.usp.br/tabela/qual.asp. Acesso em: 24. fev. 2023.


Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Entenda os tipos diferentes de açúcares. Post 410. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista

140 visualizações

Comments


bottom of page