top of page

Fatias douradas de natal crocante

Rabanada, também conhecida como fatia dourada.


As rabanadas fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. São servidas polvilhadas com açúcar de canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel. Em outros países são típicos nas celebrações espanholas da Quaresma e da Semana Santa, assim como em várias partes do México, tal qual Zacatecas. No Brasil, geralmente é servido em festas natalinas.

 

Ingredientes

  • Pão velho (dormido);

  • Leite;

  • Ovo;

  • Açúcar cristal ou refinado;

  • Canela em pó;

  • Pincel de culinária;

  • Óleo para fritar.


Modo de preparo

  1. Separe todos os pães velhos ou dormidos e fatie todos com uma largura máxima de 1,5 cm, ou como eu costumo fazer, um dedo e meio. O segredo para facilitar o corte do pão é ele estar o mais duro possível.

  2. Em seguida posicione todos os pães fatiados em cima de um tabuleiro e com o auxílio de um pincel de uso culinário, vá aplicando o leite nas duas superfícies dos pães.

  3. Desta forma você consegue hidratar o pão sem deixá-lo completamente ensopado. Evitando também que a gordura espirre em todo o fogão.

  4. Reserve a gordura em uma panela e deixe-a esquentando no fogo médio. Depois comece a empanar os pães no ovo batido (com gema e clara apenas) a medida em que for começar a fritá-los. Nunca empane todos ao mesmo tempo, faça aos poucos.

  5. Importante lembrar que nesta etapa de empanamento dos pães, você pode gastar mais do que 1 ovo de galinha grande. Tudo vai depender da quantidade de pães que você deseja fazer!



Finalizando a rabanada de natal

  1. Depois que fritar todos os pães, deixe-os escorrer o máximo que puder em um tabuleiro forrado com papel toalha. Desta forma você garante que os pães absorverão o mínimo de gordura.

  2. Agora é só passar os pães no açúcar e canela e aproveitar.




Dica valiosa
  1. use uma faca de serrinha para cortar os pães. Assim você garante que todos ficarão do mesmo tamanho e sem o risco de um se quebrar por estar mole.

  2. Dica importante para que a rabanada de natal fique sequinha e crocante é você empanar e comer logo em seguida. É essencial escorrer bem o óleo dos pães fritos, mas consumir logo após frita é que garante sua crocância.

  3. O bom deste tipo de receita é que você pode juntar as crianças e toda a família para ajudarem. Como são muitas etapas no processo, cada um pode ficar com uma tarefa!



Sirva e delicie-se

 



















Como referenciar este post?


GABRIEL, Anna Karlla. Fatias douradas de natal crocante,. Post 368. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @annakarlagabriel.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page