Ganho de peso na gestação


A gestação, como dito no post passado, é um momento único, que requer cuidado redobrado devido às inúmeras alterações orgânicas, metabólicas, físicas, emocionais, comportamentais e alimentares que acontecem para atender as necessidades da gestante, do feto, assim como para auxiliar no trabalho de parto e na lactação.


Dentre os principais cuidados para garantir uma gestação saudável estão o adequado ganho de peso, uma alimentação saudável com o consumo de alimentos variados, suplementação apropriada de micronutrientes, e evitar o uso de substâncias tóxicas como álcool, cigarro, corantes, conservante e outros.


O ganho de peso é uma das preocupações que mais aflige a maioria das grávidas, isso porque tanto o ganho de peso insuficiente da gestante, como o excesso de peso são fatores de risco para mãe e para o feto, pois o ganho de peso na gestante é um dos fatores biológicos que mais influencia o ganho de peso do feto.


Na gestação, o ganho de peso insuficiente, seja por deficiências nutricionais ou de suplementação, é um problema de saúde preocupante entre as mulheres com baixo nível socioeconômico, e está associado a fatores de risco como baixo peso do recém-nascido, prematuridade. Por outro lado, o excesso de ganho de peso na gestação, uma condição cada vez mais comum em nossa sociedade, está relacionado ao surgimento de macrossomia (peso elevado do bebê ao nascer), aborto espontâneo, mortalidade na infância, assim como à diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, eclampsia na futura mamãe.


O peso por ser um dos critérios mais utilizados para a avaliação do estado nutricional da gestante, o Ministério da Saúde, em 2004, orientou a adoção da Curva de Atalah. Essa curva utiliza o Índice de Massa Corpórea – IMC e a Idade Gestacional-IG como parâmetros para avaliar o estado nutricional da gestante e dar o diagnostico nutricional em qualquer fase do pré-natal.


Nesse sentido, na primeira consulta da gestante para conhecer o diagnostico nutricional da gestante, faz-se o cálculo da idade gestacional em semanas, do IMC. Com base nesses dados tem-se o diagnóstico nutricional da gestante, a qual pode ser classificada como: baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade.

Diante desse diagnóstico, as recomendações para o ganho de peso saudável ao longo da gestação estão descritas nas diretrizes editadas pelo Instituo de Medicina do Estado Unidos –IOM.


Segundo a IOM, as recomendações de ganho de peso gestacional por semana e total leva em consideração o estado nutricional da mulher antes de engravidar (pré-gestacional). O cálculo do IMC pré-gestacional é feito através da fórmula: IMC pré-gestacional = Peso pré-gestacional/ (altura)2. A partir do resultado é classificada conforme mencionada acima e estima-se o ganho de peso adequado que gestante deve adquirir durante todo o período gestacional, conforme tabela abaixo.



Em caso de gestação gemelar, o IOM também estabeleceu com recomendando para ganho de peso total, com base no IMC pré-gestacional, conforme tabela abaixo:


A avaliação do estado nutricional na pré-gestação e o monitoramento do ganho de peso são de suma importância para detectar e prevenir agravos na gestação. Embora a maioria das mulheres realizarem o acompanhamento gestacional de maneira regular com o obstetra, percebe-se que as mesmas necessitam de orientações nutricionais adequadas para garantir um ganho de peso total e semanal, dentre das faixas recomendadas.


Diante de todo o exposto, o acompanhamento de um nutricionista é singular, visto que o estado nutricional da gestante interfere diretamente no do feto, assim alcançar e manter as recomendações de peso adequado durante a gestação, garantem-se bons resultados maternos e fetais.

No próximo post vamos conversar sobre as condutas nutricionais durante a gestação.


Fonte: MARQUES, N. et al. Nutrição Funcional da Fertilidade à gestação, 2018. VASCONCELOS, et al. Nutrição Clínica: obstetrícia e pediatria. SILVA, S. M. C., D’ARC, J. Tratado de Alimentação, nutrição e dietoterapia, 2016.


Como referenciar esse post?


SCORSAFAVAFA, Claudia. Ganho de peso na gestação. Post 176. Nutrição Atenta. 2021

Instagram: https://www.instagram.com/p/CVfiyCYlCtq/?utm_medium=copy_link

Site: https://www.nutriclaudiascorsa.com.br/


21 visualizações