top of page

Industrializados do bem

O Guia alimentar para a população brasileira alerta para o risco do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e orienta o consumo prioritário de alimentos in natura e minimamente processados. No entanto, não é correto presumir que todos os alimentos industrializados sejam prejudiciais para a saúde.


Alimento ultraprocessado é aquele que passou por diversos processos industriais e que não apresenta mais as características originais do alimento em si. Em geral são produtos que trazem uma longa lista de ingredientes, cheia de nomes complicados, de aditivos e substâncias desconhecidas pelo cidadão comum.


Nem todos os alimentos industrializados são, portanto, ultraprocessados, uma vez que alguns passam apenas por mínimos processos industriais e são produzidos com ingredientes naturais, que não são prejudiciais à saúde.


Uma boa forma de assegurar a qualidade do alimento antes de comprá-lo é analisar bem o rótulo, evitando aqueles que apresentarem as características de alimentos ultraprocessados.. A lista de ingredientes por exemplo informa em ordem decrescente o que o produto contém. Assim, sabe-se que se os primeiros 3 ingredientes forem açúcar, sal ou gordura, não é um bom sinal.


Uma ferramenta para auxiliar na interpretação dos rótulos é o aplicativo Desrotulando. Trata-se de um aplicativo que avalia produtos alimentícios a partir das informações contidas nos rótulos, levando em consideração a presença de aditivos, açúcar adicionado, gordura saturada, sódio etc. Quanto melhor o alimento maior sua nota no aplicativo. Além disso, o aplicativo apresenta a classificação do alimento de acordo com o Guia alimentar e com a Alimentação cardioprotetora.


Abaixo, trazemos alguns exemplos de alimentos indutrializados saudáveis avaliados pelo aplicativo Desrotulando:



Crédito das imagens: @desrotulandoapp


Fique de olho e faça boas escolhas!!



Como referenciar esse post:


BRUNHARO, Marina. Industrializados do bem. Post 390. Nutrição Atenta. 2022

Instagram: @nutrimarinabrunharo

19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page