top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Nutricionista, você conhece os protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira?


Se você é nutricionista ou estudante de nutrição com certeza já leu ou pelo menos deu uma “passada de olho” no Guia Alimentar para a população brasileira, que foi publicado em 2014, com uma nova abordagem sobre alimentação saudável e a classificação NOVA dos alimentos. Esse instrumento é de extrema importância, pois o trata-se de um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.


Para potencializar o uso do Guia Alimentar, foi publicado em 2021, o primeiro protocolo de uso do Guia, “Fascículo 1 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população Brasileira na Orientação Alimentar: Bases Teórica e metodológicas e protocolo para a população adulta”. Os protocolos em saúde são instrumentos que reúnem orientações sistematicamente desenvolvidas com base em EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, com a finalidade de aprimorar a atenção à saúde ou a organização de serviços.


O principal objetivos desses protocolos é conduzir uma consulta nutricional baseada nas orientações propostas pelo Guia Alimentar. Além do mais, a padronização no atendimento em saúde proporciona dados que podem contribuir para futuras pesquisas em nutrição e alimentação da população brasileira, podendo proporcionar melhorias e criação de políticas públicas em relação à alimentação saudável.


Conheça os protocolos que já foram publicados.


Como já mencionado, o primeiro fascículo publicado foi:

“Fascículo 1 Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população Brasileira na Orientação Alimentar: Bases Teórica e metodológicas e protocolo para a população adulta”.

“Fascículo 2 : Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa”.

“Fascículo 3 : Protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de gestantes”

“Fascículo 4 : Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar de crianças de 2 a 10 anos”

“Fascículo 5 : Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da pessoa na adolescência”

“Protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira-Volume 1: Orientação alimentar de pessoas adultas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus: bases teóricas e metodológicas.”

“Protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira - Volume 2: Orientação alimentar de pessoas adultas com obesidade”

“Protocolos de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira - Volume 3: Orientação alimentar de pessoas adultas com hipertensão arterial”






















Boa leitura!


Fonte:

BRASIL. Ministério da Saúde. Fascículo 1 Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 26 p.: il.


Como referenciar este post:

Machiavelli, Sabrina Kaely Vital. Nutricionista, você conhece os protocolos de uso do Guia Alimentar para a população brasileira?. Post 498. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely

113 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page