top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

O que é Nutrição Baseada em Evidência Científica?

Atualizado: 4 de ago. de 2023



A Nutrição baseada em evidências (NBE) aborda aspectos relacionados à epidemiologia, estatística e fundamentos da pesquisa quantitativa como subsídios para a tomada de decisões baseada em evidências científicas na prática clínica. Em outras palavras, a NBE utiliza provas científicas existentes e disponíveis no momento, com boa validade interna e externa, para a aplicação do resultado na prática clínica.


Ao se falar em tratamento com evidência, refere-se à efetividade, eficiência, eficácia e segurança. A efetividade ao tratamento significa que esta funciona em condições do mundo real. A eficiência diz respeito ao tratamento barato e acessível para que os pacientes possam se beneficiar. A eficácia diz respeito ao tratamento quando funciona em condições de mundo ideal. E, por último, a segurança significa que uma intervenção nutricional possui características confiáveis que tornam improvável a ocorrência de algum efeito indesejável para o paciente.


Essas características básicas apoiam a tomada de decisão para a solução de determinados problemas, ou seja, na empregabilidade de modalidades terapêuticas, baseando-se em pesquisas metodologicamente rigorosas. Assim, são necessários estudos clínicos randomizados para que, então, sejam reunidos em revisões sistemáticas e metanálises.


Estas últimas devem representar uma abordagem rigorosa e transparente para reunir as evidências científicas minimizando erros dos estudos clínicos.


As revisões sistemáticas (RS) possuem vantagens quando comparadas às revisões tradicionais. As RS que utilizam métodos rigorosos diminuem a ocorrência de vieses. Revisões sistemáticas com metanálises geralmente otimizam os resultados achados, pois a análise quantitativa dos estudos incluídos na revisão fornece informações adicionais. Atualmente, as RS são consideradas o nível I de evidências para qualquer questão clínica por sumariarem sistematicamente informações sobre determinado tópico através de estudos primários (ensaios clínicos, estudos de coorte, casos-controle ou estudos transversais), utilizando-se de uma metodologia reprodutível, além de integrar informações de forma crítica para auxiliar as decisões e explicar as diferenças e contradições encontradas em estudos individuais. Contudo, não basta apenas ler uma RS e entender os dados ali reunidos, é preciso, antes de mais nada, conhecer as bases metodológicas da pesquisa científica, e depois ser crítico ao ler um estudo e discutir com outros profissionais que tenham mais habilidade em pesquisa.


Vale destacar que a NBE, não anula o valor da experiência profissional, mas propõe que ela esteja alicerçada em evidências! A teoria se aplica a prática sim! Não caiam em conversa de profissional que diz “Na prática é diferente.” Assim, termino este texto enfatizando a importância de realizarmos uma nutrição baseada em evidências, pois ela é primordial para a continuidade do desenvolvimento científico e principalmente para aumentar a qualidade do atendimento aos pacientes.


Fontes:

EL DIB, R. P, ATALLAH, A. N. Fonoaudiologia baseada em evidências e o Centro Cochrane do Brasil. Diagn Tratamento. Jornal de Medicina, v. 124, n. 11, p. 103-106, 2006.


EL DIB, R. P. Como praticar a medicina baseada em evidências. Jornal Vascular Brasileiro, v.6, n. 1, p. 1-4, 2007.


Como referenciar este post?

Machiavelli, Sabrina Kaely Vital. O que é significa Nutrição Baseada em Evidência Científica?. Post 499. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely


82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page