top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Orientação nutricional aos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instagram

Atualizado: 3 de jul. de 2023




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANDAMENTO


Orientação nutricional direcionada aos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com utilização do Instagram


Ana Clara Camargo.; Monica Pereira da Silva.; Patricia Cintra


Resumo


INTRODUÇÃO: O Autismo também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos mais conhecidos, entre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, também é caracterizado pelo atraso nas habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. OBJETIVO: Apresentar detalhadamente os dados coletados com base nas informações retiradas da mídia social Instagram e como estes influenciam na distribuição de informação do público alvo. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório quantitativo que desenvolveu um perfil no Instagram sobre o TEA. A classificação da pesquisa quanto aos seus objetivos, se divide em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. . A pesquisa exploratória tem o objetivo de pesquisa que procura dados que não existem em livros, artigos ou trabalhos acadêmicos. Este estudo apresentado conta com a abordagem quali-quantitativa e teve como foco o uso da mídia social: Instagram. RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO: A utilização desta mídia (Instagram) já contabiliza mais de 99 milhões de usuários, pois é de fácil acesso e é uma ferramenta poderosa para distribuição rápida de informações. Com base nessas constatações foi criada uma base de pesquisa para a conclusão da tese e com o objetivo de levar informações sobre o Transtorno Autista para população em geral e meio acadêmico, o @teacomnutricao. Neste perfil é apresentado o assunto aos seguidores na intenção de gerar curiosidades e orientações nutricionais sobre o espectro autismo. O compartilhamento das informações para chegar no grupo desejado para coleta de dados para os gráficos e tabelas desta pesquisa será feita entre os meses de Fevereiro a Outubro do presente ano e as medidas quantitativas utilizadas foram para análise de resultado do processo ou estratégia específica. Com isso, elas ajudam avaliar se o desempenho de uma ação foi favorável ou não para as expectativas do(s) responsável(eis) pela estratégia. Assim, neste presente trabalho foi utilizado algumas métricas para verificar efetividade do envolvimento do público com o @teacomnutricao: Impressões: Informam o número total de vezes que um perfil ou uma publicação foi exibida aos usuários dentro de um determinado período de tempo. - Alcance: indica o total de pessoas que visualizaram uma publicação. - Envolvimento: métrica que engloba o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva. - Perfil e características dos seguidores: Quantifica em taxas percentuais e estratifica o público que visitou a página em categorias. Até o presente momento do estudo, temos os seguintes dados, curtidas: 237, comentários: 14, impressões: 1024, salvamento: 31, compartilhamento: 24 e envolvimento: 306. CONCLUSÕES: Pelos dados obtidos até o presente momento e validando o objetivo principal do @teacomnutricao, consideramos que os resultados estão sendo alcançados de forma satisfatória.

Palavras-chave: Instagram, Espectro do Transtorno Autista, Nutrição


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Orientação nutricional aos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instagram. Post 481. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista.


43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page