top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Quanto tempo a salsicha demora para ser eliminada do organismo?

Atualizado: 28 de jun. de 2023



Recentemente, viralizou um vídeo no TikTok com a suposta alegação de que a salsicha, após consumida, demoraria 30 anos para sair do corpo. Então quer dizer que, aquele cachorro quente de salsicha, que eu comi quando criança, na festa de aniversário do meu primo, ainda está no meu corpo? Socorro!


Brincadeiras à parte, este tipo de alegação, além de não contribuir em nada, não tem fundamento científico.


Em uma entrevista ao Jornal Estadão Ubiracir Fernandes, químico industrial, doutor em vigilância sanitária e integrante do Conselho Federal de Química (CFQ), diz que não há comprovação sobre o tempo que demora para a salsicha “sair” do organismo de quem a ingere.


“A informação é equivocada. Não está baseada em nenhuma pesquisa científica”, afirma Fernandes.

Ainda fazendo uma busca rápida na base de dados científicos, não consegui encontrar nenhum estudo que fundamente esta afirmação.


A salsicha é um alimento ultraprocessados (AUP), a seguir sua lista de ingrediente - Carne mecanicamente separada de ave (frango e/ou galinha e/ou peru), carne suína, água, gordura suína, proteína de soja, miúdos suínos (pode conter fígado, língua, rim e/ou coração), sal, amido, açúcar, alho, cebola, pimenta branca, pimenta calabresa, noz-moscada, regulador de acidez: lactato de sódio e citrato de sódio, estabilizantes: tripolifosfato de sódio e pirofosfato dissódico, aromatizantes: aromas naturais de (fumaça, orégano, coentro), realçador de sabor: glutamato monossódico, antioxidante: isoascorbato de sódio, corantes: urucum e carmim de cochonilha, conservador: nitrito de sódio. – E por ser AUP, conforme consta no Guia Alimentar Brasileiro, o seu consumo deve ser evitado.


A literatura científica vem apontado que o consumo de AUP traz riscos à saúde em razão à composição nutricional desses produtos (como listado a cima), entretanto trazer uma informação não verdadeira ao público, em uma mídia social que tem muitos acessos, não agrega conhecimento aos telespectadores, muito pelo contrário, além do mais, como é uma “autoridade” que está dando a informação, muitas pessoas compartilharamsem checar as fontes, disseminando informações falsas que podem assustar as pessoas.


O objetivo deste post não é incentivar o consumo de um AUP, mas sim, defender a disseminação de informações baseada em evidências científicas, acredito que este seja o papel de todo profissional da saúde, e no que tange a alimentação, o nutricionista deve, ou deveria ser aquele que faz educação nutricional com ciência e empatia, e não causando desinformação e medo para a população.


Os maiores problemas da salsicha nuticionalmente falando são: 1. Composição química de baixíssima qualidade e 2. Adição de aditivos alimentares.


Fonte:

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: ministério da saúde, 2014.



Como referenciar este post?

MACHIAVELLI, Sabrina. Quanto tempo a salsicha demora para ser eliminada do organismo? . Post 462. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely.


4.523 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page