Visita Técnica em uma UAN: Um Estudo Integrativo
- nutricaoatenta
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

XAVIER, Amanda Coelho; MASSULO, Andreia de Oliveira; HIRATANI, Gustavo Akimoto Siqueira; POLISEL, Camila Guimarães; FERNANDES, Katia Valeria Staine; COSTA, Carmelita Ferreira Cordeiro Dalla; RODRIGUES, Alex Colman; BORGES, Ana Caroline Camargo; SILVA, Bridiely dos Santos; CRUZ, Caio Gabriel Escobar da; BARBOSA, Djeniffer Gomes; SCARIOT, Emilly Vitória Oliveira; ALMEIDA, FrancielyVillamajor de; SANTOS, Gabriel Luis Gajardo dos; COUTO, Gabriela de Oliveira Moreira; PEREIRA, Geovanna Caroline; ANDRADE, Guilherme Marcos de; UHRY, Joana Galvão; BRITO, João Gabriel de; BUENO, João Vitor Pinto; SILVA, Kamilla Ferreira da; SANTOS, Karina Laurindo dos; TERTO, Kauan Cavenagui Garcia; SIMPLICIO, Nadini da Costa; SARAVALI, Reges
Motta; FREITAS, Victoria Noleto de; SOUZA, Vitoria Maciel de; CINTRA, Patricia.
Recebido: 20 de Janeiro, 2025. Aceito: 27 de Janeiro, 2025. Publicado: 7 de Julho, 2025
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por duas docentes e acadêmicos do 5° semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário Unigran Capital. O serviço de nutrição oferece entre 1000 e 1500 refeições por dia, com um notável índice de desperdício de 1%. São servidos entre 17 e 20 preparações nas grandes refeições (almoço e jantar). O restaurante participa do programa Rota da Nutrição, do SES SENAT, para a oferta de preparações mais saudáveis, o programa realiza companhamento nutricional dos caminhoneiros. Para a maioria dos clientes, a preferência é por pratos mais gordurosos (frituras, carnes gordurosas) com média de volume de 1kg (média de peso da refeição). As visitas técnicas permitem complementar o aprendizado disponibilizado em sala de aula por meio da vivência de cenários de prática profissional com desafios reais, como a necessidade de adaptação em momentos de escassez de insumos, a importância do trabalho em equipe e as estratégias para garantir a satisfação dos consumidores dentro das UANs. Essa experiência auxilia, ainda, no desenvolvimento de capacidade crítica e reflexiva, uma vez que os acadêmicos podem identificar problemas operacionais, sugerir melhorias e compreender como as decisões tomadas dentro dessas unidades impactam diretamente a qualidade nutricional dos alimentos e a saúde dos consumidores. Essa experiência também fortalece habilidades interpessoais como comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, que são essenciais para o sucesso do profissional no mercado de trabalho.
Palavras-chave: visita técnica, UAN, adequação.
Como referenciar este post?
XAVIER, Amanda Coelho; MASSULO, Andreia de Oliveira; HIRATANI, Gustavo Akimoto Siqueira; POLISEL, Camila Guimarães; FERNANDES, Katia Valeria Staine; COSTA, Carmelita Ferreira Cordeiro Dalla. VISITA TÉCNICA EM UMA UAN: UM ESTUDO INTEGRATIVO. NUTRIÇÃO ATENTA, ISBN 978-65-01-56107-3. V. 8, Edição número 8. Ano de 2025. Pag. No. 3-10.
Comentarios