top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Chocolates com melatonina e a promessa de boas noites de sono

Atualizado: 16 de nov. de 2022

 

A melatonina é um hormônio secretado naturalmente enquanto dormimos, uma de suas funções é promover um boa noite de sono. Além disso, ela atua na modulação do humor, sistema imunológico, regulação da temperatura corporal e mobilidade intestinal. Também possui ação vasodilatadora, vasoconstritora e pró-inflamatória.


Conforme demonstra o trecho da ANVISA: “Os suplementos alimentares contendo a substância melatonina estão autorizados para uso no Brasil, desde outubro de 2021, conforme atualização da Instrução Normativa (IN) 28/2018, que aprova a lista de constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares. Os suplementos alimentares contendo melatonina destinam-se exclusivamente a pessoas com idade igual ou maior a 19 anos e para o consumo diário máximo de 0,21 mg. Esses produtos devem apresentar advertência de que não devem ser consumidos por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requeiram atenção constante. Não foram aprovadas alegações de benefícios associadas ao consumo de suplementos alimentares contendo melatonina.”


Recentemente chegou ao mercado gotas de chocolate possuindo 0,21mg de melatonina por gota, a embalagem contém 10 gotas de chocolate, a recomendação de uso pela ANVISA é que a dosagem da suplementação não ultrapasse 0,21mg/dia, porém o fabricante relata em uma entrevista, publicada na exame.com, que o consumidor teste a dosagem, divergindo com a recomendação da ANVISA.


O que os estudos dizem sobre a melatonina?


Uma metanálise de ensaios clínicos randomizados, publicado em janeiro de 2021 no Journal of Neurology(doi.org/10.1007/s00415-020-10381-w) teve como propósito investigar as evidências do efeito da melatonina no sono, os autores concluíram que o tratamento com melatonina exógena tem efeitos positivos na qualidade do sono, entretanto as doses utilizadas nos ensaios clínicos são quase dez vezes maiores que as utilizadas no chocolate que promete noites agradáveis de sono.


Vale ressaltar que a recomendação de dose segura aqui no Brasil é de 0,21mg/dia, portanto consumir doses superiores a esta pode significar riscos a sua saúde, não existe ainda uma diretriz que norteie o uso da suplementação de melatonina no tratamento da insônia, sendo assim, a recomendação é cautela! A substância não pode ser indicada para todo mundo, e como todo suplemento, a indicação só deve ser feita após checagem de deficiência.


Sendo assim a ANVISA recomenda aos consumidores que procurem orientação de um profissional de saúde legalmente habilitado antes de consumir suplementos alimentares e que se orientem com ele se tiverem intenção de consumir ou se já estiverem consumindo suplementos alimentares, além disso, recomenda-se limitar a ingestão de suplementos alimentares contendo melatonina ao uso ocasional, tendo em vista que faltam dados para os efeitos a longo prazo. Pessoas que sofrem de doenças inflamatórias ou autoimunes, mulheres grávidas e lactantes, crianças, adolescentes e pessoas que tenham de realizar uma atividade que exija vigília permanente e que possa constituir um problema de segurança no caso de sonolência não devem consumir suplementos alimentares contendo melatonina. Pessoas com epilepsia, asma, alterações do humor, de comportamento ou de personalidade ou que realizam tratamento medicamentoso, sendo assim, procure orientação profissional antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar.

 

REFERÊNCIAS


 

EXAME.COM. Chocolate com melatonina promete noite de sono tranquilo. Disponível em: <https://exame.com/casual/chocolate-com-melatonina-promete-noite-de-sono-tranquilo/>. Acesso em: 04/11/2022

 

FATEMEH, G., SAJJAD, M., NILOUFAR, R. et al. Effectof melatonin supplementation on sleep quality: a systematic review and meta-analysis of randomizedcontrolled trials. J Neurol 269, 205–216 (2022). https://doi.org/10.1007/s00415-020-10381-w


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. Chocolates com melatonina e a promessa de boas noites de sono. Post 349. Nutrição Atenta. 2022.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page