top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Como acontece a contaminação cruzada


Atualmente servir alimentos seguros é fornecer alimento que sejam livres de contaminação. As contaminações podem ocorrer de várias formas, podendo ser microbiológica, física ou química, por exemplo.


Segundo Carvalho (2007) ainda dentre os tipos de contaminação temos a contaminação cruzada, ela ocorre com a transferência de contaminantes de um determinado local, superfície ou alimento para outros alimentos e superfícies, através de utensílio, equipamentos, mãos, entre outros.


A contaminação na manipulação de diferentes gêneros alimentícios através dos utensílios que acontece, pois, existem enzimas e microrganismos específicos de cada alimento, que são pertinentes a sua especificidade, porém, que não são compatíveis com outros gêneros, por exemplo, contaminação cruzada de carne bovina e suína cruas. Outro tipo de contaminação cruzada acontece pelo contato de alimentos cozidos com alimentos crus, onde, o alimento cozido já está pronto para consumo e entra em contato com um alimento cru contaminado.


Por fim, é necessário que as boas práticas de fabricação sejam impostas e funcionários treinados para que a produção de alimentos seja segura, buscando prevenir todos os tipos de contaminação.


REFERÊNCIAS


CARVALHO, Leila. Programa Boas – Alimento Seguro. Curitiva: IESDE Brasil S.A., 2007.


Como referenciar este post?


CHESSINI, Letícia. Como acontece a contaminação cruzada. Post 248. Nutrição Atenta 2022. @leticiachessini.


7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page