OUTUBRO, MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. SAIBA COMO A COMIDA PODE AJUDAR



Segundo uma matéria publicada no site do Instituto do Câncer - INCA – neste mês, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo mundo, o que representa por volta de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.


No Brasil, foram estimados 66.280 novos casos em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.


Os principais sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).


Fatores de risco

Não existe uma causa única para o câncer de mama. Vários fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.


Alimentação e prevenção

Segundo o World Cancer Research Fund International, alimentos não processados, ou seja, os innatura e minimamente processados exercem efeitos protetores, não apenas ao câncer de mama, mas para outros tipos de câncer, sendo assim incluir alimentos como frutas e vegetais na rotina alimentar parece ser uma excelente alternativa para uma vida e alimentação saudável.

Entretanto para efeitos em saúde pública, apenas realizar recomendações de alimentação saudável não garantem que as mulheres consigam de fato pô-las em prática, é necessário que elas também tenham acesso a esses tipos de alimentos. Por isso é fundamental que as políticas públicas em relação a alimentação sejam prioridades, tento em vista que uma boa alimentação garante saúde e bem-estar as pessoas.


Sendo assim, confira aqui alguns alimentos específicos que apresentam atividade protetora ao câncer de mama.


Vegetais crucíferos – Repolho, couve, brócolis, couve-de-bruxelas e a couve-flor. A atividade anticâncer está relacionada ao seu componente químico isoticionato.

Chá-verde – os efeitos benéficos estão atribuídos principalmente aos polifenóis, conhecidos como catequinas, que incluem a epigalocatequina galato (EGCG), a epicatequina, a epicatequina-3-galato e a epigalocatequina.

Azeite de Oliva – entre os componentes deste óleo vegetal podemos destacar vitaminas, fitosteróis, pigmentos ácidos terpênicos, flovonoides e compostos fenólicos. A oleuropeína é o composto fenólico mais abundante nas azeitonas e tem apresentado potentes propriedades anticancerígenas quando avaliadas em diferentes linhagens de células de câncer de mama.

Este texto tem como objetivo informar os benefícios de uma alimentação saudável, baseada em alimentos innatura e minimamente processados, conforme estabelece nosso Guia Alimentar Brasileiro, ele não tem efeito para diagnósticos e/ou tratamentos, para isso, consulte seu médico e nutricionista de confiança.


Referências:

COSTA, N. M. B., ROSA, C. O. B. Alimentos funcionais: componentes bioativos e efeitos fisiológicos. 2° ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.


INCA – INSTITUTO NAIONAL DO CÂNCER. Outubro Rosa. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce>. Acesso em 05 out. 2022


WORLD CANCER RESEARCH FUND INTERNATIONAL. Cancer Prevention Recommendations. Disponível em: <https://www.wcrf.org/diet-activity-and-cancer/cancer-prevention-recommendations/>. Acesso em 05 out. 2022.


Como referenciar este post?


MACHIAVELLI, Sabrina. OUTUBRO, MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. SAIBA COMO A COMIDA PODE AJUDAR . Post 337. Nutrição Atenta. 2022.


Instagram: @nutricionistasabrinakaely


3 visualizações