top of page

Própolis e a candidíase de repetição

Foto do escritor: nutricaoatentanutricaoatenta


A candidíase é uma infecção oportunista causada por Candida, um tipo de fungo, que está presente no organismo feminino sem causar danos, porém a sua disfunção pode desencadear o fator patogênico dessa levedura. É a partir disso que se houve a necessidade de buscar por novas substâncias antifúngicas através de produtos de origem natural, tomando espaço e expandindo esse mercado. Vários antifúngicos são usados para tratar a candidíase, em particular o fluconazol, a droga de escolha para o tratamento sistêmico (oral), e o butoconazol, clotrimazol, miconazol, nistatina, tioconazol e terconazol, para uso tópico. No entanto, problemas com o surgimento de cepas resistentes limitam ainda mais as opções terapêuticas para esta doença, principalmente quando se torna sistêmica, pois os antifúngicos sistêmicos apresentam efeitos adversos preocupantes, devido à sua alta nefrotoxicidade e hepatotoxicidade. Com isso, tem crescido a busca por novas substâncias antifúngicas a partir de produtos de origem natural, que poderiam tornar possível o desenvolvimento de novos antifúngicos (Shigihara et al., 2022).

A utilização de produtos naturais é feita há milênios como alternativa para os mais variados tipos de tratamentos convencionais, sendo a própolis um excelente exemplo, destacando sua utilização em tratamentos de origem microbiana (Sousa; Araújo; Rodrigues, 2021).


A própolis é uma substância resinosa de origem natural, produzida a partir de ceras e secreções salivares de abelhas, contendo diversos compostos naturais, dos quais os flavonóides são o principal grupo constituinte. Estas substâncias, ao sofrerem alterações estruturais sintéticas, podem dar origem a novas moléculas de interesse terapêutico, sendo utilizado em estudos in vitro contra cepas, por exemplo, do gênero Candida spp. Embora existam 13 tipos diferentes de própolis no Brasil, o extrato de própolis é uma das classificações mais importantes do mercado mundial (Pereira et al., 2021; Shigihara et al., 2022).


A composição química da própolis depende da ecologia da flora à qual é visitada pelas abelhas, bem como sua coloração que também depende de sua procedência, podendo variar de marrom escuro passando a uma tonalidade esverdeada até o marrom avermelhado. Seu odor é característico podendo variar de um grupo para outro. Os flavonoides são considerados um dos componentes da própolis e é indicado como responsável pelos efeitos antitumoral, anestésica, antiviral, antiinflamatório, antimicrobiano, e em especial, antifúngico.


A propriedade antimicrobiana da própolis é amplamente divulgada em vários estudos na literatura, sendo destacada sua ação antifúngica sobre Candida spp. Tal propriedade pode ser justificada pela alta quantidade de flavonóides, juntamente com ácidos fenólicos e ésteres, aldeídos fenólicos e cetonas caracterizando a própolis como um forte composto antifúngico.


Como usar?

Ingredientes:

  • 20 gotas de extrato de própolis;

  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Diluir o extrato de própolis no mel e tomar 1 vez ao dia por 20 a 30 dias para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater a candidíase.


Referências bibliográficas


CORTE, Fernanda Hirschberg; NOGUEIRA, Amanda; PAGANOTTE, Daniele Michelin. USO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS NO TRATAMENTO DA CANDIDÍASE. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.8.n.10. out. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Downloads/USO+DO+EXTRATO+DE+PR%C3%93POLIS+NO+TRATAMENTO+DA+CANDID%C3%8DASE.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.


JUNIOR, José Klidenberg de Oliveira, VIEIRA, Luiz Eduardo Marinho, BARNABÉ, Luan Éverton Galdino, SANTOS, Marisley Layrtha, FIGUEIREDO, Vinícius Sampaio Alves de, SILVA, Danielle de Figuerêdo, LIMA, Edeltrudes de Oliveira.ANÁLISE DO EFEITO ANTIFÚNGICO DA PRÓPOLISSOBRE ESPÉCIES DE Candida albicans E NÃO-ALBICANS. Revista UNINGÁ Review. Vol.30,n.3,pp.45-51 (Abr - Jun 2017). 2017.



Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Própolis e a candidíase de repetição. Post 710. Nutrição Atenta. 2025.




bottom of page