top of page
  • Foto do escritorSabrina Kaely

Própolis e seus benefícios para a saúde


Com certeza você já ouviu falar na própolis, será que realmente ela tem benefícios?Sim! A própolis é um alimento que tem várias propriedades nutricionais comprovadas, e pode ser utilizada em uma estratégia nutricional.


A própolis é um material elaborado e muito utilizado pelas abelhas para proteção da colmeia. Há muito tempo atrás, ao observar este fato, o homem também resolveu utiliza-la em seu benefício e aproveitou as suas propriedades farmacológicas. Sua eficácia está comprovada em vários artigos científicos, sendo as principais:


Antibacteriana, Antimutagênica,

Antioxidante,

Antifúngica,

Antiviral e

Anti-inflamatória.


Como devo usa-la? Existem dois tipos de própolis: alcoólico e o aquoso. O alcoólico possui mais nutrientes pois o álcool é o “veículo” para os mesmos.


Para gestantes não é recomendado tomar própolis alcoólico. Crianças menores de 2 anos também não devem tomar, nem um nem outro! Já crianças acima de 3 anos podem utilizar somente o extrato aquoso.


Que horário? Muitas pessoas utilizam pela manhã, pois é uma boa estratégiapara começar o dia com uma boa dose de antioxidante. Tomando a noite, ele pode ativar a melhora dos hormônios do sono.


Alguns estudos indicam que a própolis tem baixo teor de toxicidade e alergia, sendo assim, a recomendação de consumo diário é de até 25 gotas, que pode ser consumido com um copo de água, chá ou mel.


Fonte:

PINTO, L. de M. A.; DO PRADO, N. R. T.; DE CARVALHO, L. B. Propriedades, usos e aplicações da própolis. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 25, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i3.15805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15805. Acesso em: 1 maio. 2023.


Como referenciar este post?

MACHIAVELLI, Sabrina Kaely. Própolis e seus benefícios para a saúde. Post 448. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @nutricionistasabrinakaely.

 

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page