top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Como calcular as fibras alimentares do cardápio?


As fibras dietéticas são carboidratos complexos, então algumas pessoas estimam que elas fornecem 4 calorias por grama, assim como qualquer outro carboidrato. Entretanto, outros dizem que as calorias das fibras não contam, já que as enzimas digestivas do corpo não conseguem quebrá-las.


Contudo, as fibras diferem na forma como são digeridas e na quantidade de energia que fornecem ao corpo.


Algumas fibras, chamadas de fibras solúveis, podem tanto absorver água e se transformar em gel, como se dissolver em água e chegar ao intestino, onde são digeridas por bactérias. Ao serem digeridas por bactérias, as fibras solúveis produzem ácidos graxos de cadeia curta (short-chain fatty acids, SCFAs) que fornecem energia ao corpo. A Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration, FDA) dos Estados Unidos estima que fibras fermentadas por bactérias forneçam cerca de 2 calorias por grama.


As fibras insolúveis chegam ao intestino muito pouco modificadas e ao invés de serem digeridas, elas aumentam o volume da massa, amolecem as fezes e encurtam o tempo de trânsito dos alimentos através do trato gastrointestinal. Por elas não serem digeridas, a FDA estima que as fibras insolúveis não contribuem com nenhuma caloria.


Referência


FATOSSOBREFIBRASBR. As fibras contam como calorias e carboidratos?. Disponível em em: https://fatossobrefibras.br.com/as-fibras-contam-como-calorias-e-carboidratos/. Acesso em: 16 set. 2022.


SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. A importância das fibras na alimentação. Disponível em: https://diabetes.org.br/importancia-das-fibras-na-alimentacao/. Acesso em: 16 set. 2022.


Como referenciar este post?


Cintra, Patricia. Como calcular as fibras alimentares do cardápio?. Post 502. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista.

549 visualizações

Comments


bottom of page