top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Tendência para Nutrição em 2024



1. Plantbased

No Brasil e na América Latina, alimentos veganos e plantbased se consagram como a principal tendência do mercado. Nesse sentido, a busca por produtos mais naturais e com menos conservantes é um fenômeno que se consolida, segundo o relatório Taste & Nutrition Charts de 2023, elaborado pela multinacional de ingredientes e inovações nutricionais Kerry.


2. Novas combinações

Inovar nos sabores e sair do óbvio é outra tendência que se sobressai. Nesse sentido, sabores mais exóticos vêm ganhando espaço no departamento de doces, incluindo frutos regionais como cupuaçu e graviola, drinques, como caipirinha, e sobremesas populares, caso de banoffee e torta de limão.


3. Consumo sustentável

A busca por alimentos sustentáveis é tendência crescente entre consumidores e parece ser um caminho sem volta. No entanto, devido ao aumento do custo de vida, as pessoas não querem pagar a mais por isso. Segundo o Euromonitor, apenas um quinto dos consumidores está disposto a gastar mais em produtos associados à sustentabilidade.


4. Uso da tecnologia

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na indústria alimentícia. Exemplo disso é a aplicação da inteligência artificial para detectar e prevenir a contaminação de alimentos. Por meio do monitoramento e da análise de grandes volumes de dados, a indústria consegue identificar fatores que podem prejudicar a qualidade dos produtos, como a qualidade da água, temperatura, umidade e outras variáveis.


5. Suplementos

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem se alimentar de forma adequada e acabam recorrendo a esses produtos para suprir as necessidades nutricionais do corpo. Além disso, os suplementos alimentares também são utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas para melhorar o desempenho e a recuperação muscular.


6. Alimentos e bebidas funcionais

Esses produtos são enriquecidos com nutrientes e ingredientes que trazem benefícios à saúde, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, muitos desses produtos são veganos, sem glúten e sem lactose, atendendo às necessidades de um público cada vez mais exigente em relação à alimentação saudável.


Referências bibliográficas


CONSISTEM. 4 tendências para o setor alimentício em 2024. Diponível em: https://blog.consistem.com.br/4-tendencias-para-o-setor-alimenticio-em-2024/. Acesso em: 20 nov. 2023.


TENDENCIAS CENTRAIS. Tendências Alimentares 2024: Suplementos Alimentares, Alimentos e Bebidas em Destaque. Disponível em: https://www.tendenciascentrais.com.br/2023/07/tendencias-alimentares-2024.html. Acesso em: 20 nov. 2023.


SEBRAE. Macrotendências 2023-2024: Alimentos e bebidas - Infográfico. Disponível em: https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/produtos/Macrotendencias-2023-2024-Alimentos-e-bebidas. Acesso em: 20 nov. 2023.


Como referenciar este post?

CINTRA, Patricia. Tendência para Nutrição em 2024. Post 567. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: @cintra.nutricionista e @nutricao_atenta


646 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page