top of page
  • Foto do escritornutricaoatenta

Você sabe o que são substâncias ou compostos bioativos?

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Autora: Rhaysa Vido - Graduanda em Nutrição pela Unigran Capital.


As substâncias bioativas são geradoras de funções metabólicas e/ou fisiológicas. Suas contribuições para o organismo são de suma importância, mesmo que de forma sinérgica e indireta auxiliam no controle e diminuição das Doenças crônicas não transmissíveis(DCNT) que vem em uma crescente absurda, decorrente também do exacerbado crescimento populacional e suas consequências.



As substâncias bioativas servem para:

  1. Ativar as enzimas.

  2. Inibir a absorção do colesterol.

  3. Destruir bactérias gastrointestinais nocivas.

  4. Antioxidantes e anti-inflamatórias.

Como são encontradas em abundância o seu consumo torna-se super acessível. Sabendo que são divididas em três classes principais: polifenóis, carotenoides e glicosinatos; citarei logo abaixo em quais alimentos podemos encontrá-los, respectivamente e pontuar alguns dos seus benefícios.


Polifenóis: presentes em hortaliças, cereais, chás, frutas de cor bordô e vermelho escuro. Seus benefícios: prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, osteoporose e diabetes.


Carotenoides: encontramos na cenoura, abóbora, mamão, couve, brócolis dentre outros com coloração amarela, laranja ou vermelha. Seus benefícios: prevenção do câncer de pâncreas, cólon, seios, próstata e pulmão.


Glicosinatos: concentram-se no brócolis, nabo, rabanete, repolho, alho, folhas verdes escuras; Benefícios: redução de desenvolvimento do câncer, controle da apoptose e ciclo celular.


A quantidade indicada é uma porção média deste conjunto de alimentos apresentados, para se obter os benefícios, visto que elas atuam em sinergia.


REFERÊNCIA:


http://www.unirio.br/pro-reitorias-1/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-

boletins-setan-2021/boletim-no-12-2021.


Como referenciar este post?

VIDO, Rhaysa. Você sabe o que são substâncias ou compostos bioativos?. Post 423. Nutrição Atenta. 2023.

Instagram: rhaysavidopersonal

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page